Os primeiros estudos surgiram nas áreas das ciências biológicas e médicas no século XIX mediante a
incapacidade de algumas crianças em aprender.
Conceitos de anormalidade diante
da observação da incapacidade de algumas crianças em aprender eram atribuídos a
alguma ANORMALIDADE ORGÂNICA, DÉFICIT INTELECTUAL, PATOLOGIAS, SINTOMA ESCOLAR.
Devido à incorporação
dos conceitos psicanalíticos na área médica, houve uma modificação na concepção
a respeito das causas das dificuldades de aprendizagem. Foram incorporados às
explicações para as possíveis causas do insucesso escolar os FATORES DE ORDEM
AFETIVA E DE PERSONALIDADE.
De acordo com Golbert e Moojen (1996, p. 80), “a
expressão Dificuldade de Aprendizagem (DA) tem sido utilizada em múltiplos
sentidos devido, fundamentalmente, à diversidade de fatores intervenientes no
processo da aprendizagem humana.”
Fonte: GOLBERT, Clarissa Seligman; MOOJEN,
Sônia Maria Pallaoro. Dificuldades na aprendizagem escolar. In: O aluno problema. Porto Alegre: Mercado
Aberto, 1996. p. [79]-110.
Nenhum comentário:
Postar um comentário