segunda-feira, 2 de junho de 2014

CONTEXTO DO SURGIMENTO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM


 
 
        Os primeiros estudos surgiram nas áreas das ciências biológicas e médicas no século XIX mediante a incapacidade de algumas crianças em aprender. 
      Conceitos de anormalidade diante da observação da incapacidade de algumas crianças em aprender eram atribuídos a alguma ANORMALIDADE ORGÂNICA, DÉFICIT INTELECTUAL, PATOLOGIAS, SINTOMA ESCOLAR.
       Devido à incorporação dos conceitos psicanalíticos na área médica, houve uma modificação na concepção a respeito das causas das dificuldades de aprendizagem. Foram incorporados às explicações para as possíveis causas do insucesso escolar os FATORES DE ORDEM AFETIVA E DE PERSONALIDADE
    De acordo com Golbert e Moojen (1996, p. 80), “a expressão Dificuldade de Aprendizagem (DA) tem sido utilizada em múltiplos sentidos devido, fundamentalmente, à diversidade de fatores intervenientes no processo da aprendizagem humana.”  
           
 
Fonte: GOLBERT, Clarissa Seligman; MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro. Dificuldades na aprendizagem escolar. In: O aluno problema. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. p. [79]-110.

Nenhum comentário:

Postar um comentário