segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

POR QUE É IMPORTANTE VIVER A PSICOMOTRICIDADE? Parte 1


Todo ser humano é permeado por emoções, sensações, percepções, inteligência, massa... Por isso, este conjunto precisa estar em sintonia para que se desenvolva bem.
A Psicomotricidade nos revela várias verdades acerca dos domínios do comportamento do corpo em movimento, da cognição e da afetividade.
A Psicomotricidade constitui-se como elemento básico para o processo de aprendizagem, pois engloba vários movimentos que são fundamentais, como: esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e pré-escrita. Quando ocorrem dificuldades nestes movimentos, a criança poderá ter prejuízo na aprendizagem como problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras, na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato (matemática), na análise gramatical, dentre outras. De acordo com Oliveira (1997) não adianta somente discutirmos os porquês das dificuldades de aprendizagem. É preciso propor caminhos que possam se não solucionar, pelo menos diminuir alguns destes problemas que são tão dolorosos para a criança – como ver suas chances diminuídas por problemas que são alheios a ela.
Por isso, a Psicomotricidade é importante porque tem por objetivo não só a descoberta do seu próprio corpo e capacidade de execução do movimento, mas ainda a descoberta do outro e do meio ambiente, utilizando melhor suas capacidades psíquicas, facilitando a aquisição de aprendizagens posteriores (Lapierre, 1986).
Wallon e Piaget colocam em evidência o papel da atividade corporal no desenvolvimento das funções cognitivas. Wallon (1942) afirma que o pensamento nasce da ação para retornar a ele. Piaget (1936) sustenta que, mediante a atividade corporal a criança pensa, aprende, cria e enfrenta problemas de sua vida cotidiana.
        continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário