O Psicopedagogo trabalha
diretamente com questões ligadas à afetividade e à cognição. Por isso, torna-se
necessário buscar estes saberes para desempenhar o seu papel. Jean Piajet
reconheceu a importância do afeto no desenvolvimento intelectual, mas Wallon se
aprofundou mais nesta questão, afirmando que a criança é essencialmente
emocional. Mas, para que haja o desenvolvimento cognitivo é preciso
saber quando o indivíduo está pronto para aprender.
No
entanto, diante das técnicas, leis, teorias e saberes adquiridos, o
psicopedagogo precisa compreender que cada indivíduo é único e especial; que
precisa de cuidados específicos, ser ouvido e respeitado.
O
Psicopedagogo é o profissional da aprendizagem; precisa observar o tempo todo, ter sensibilidade e toda uma dinâmica para
alcançar aquele indivíduo em suas necessidades. É preciso criar vínculo,
valorizar, levar o indivíduo a pensar, a querer aprender e a querer fazer as
atividades.
Entendo que as técnicas, métodos entre outros suportes
são essenciais para o desenvolvimento do atendimento, mas o olhar, o sentir, o
falar, o escutar, o sorrir, o chorar também faz parte do percurso do trabalho e
não pode ser ignorado.
O profissional precisa ser sensível e usar de bom senso
para percorrer cada etapa junto com o cliente, e a partir daí fazer as conexões
de tudo o que foi realizado para construir a hipótese.
By CPMMC
ATÉ!
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