quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Escola, família e sociedade numa visão psicopedagógica - parte 1

A Psicopedagogia nos leva a estudar as teorias do desenvolvimento para entender o indivíduo e o desenvolvimento da aprendizagem. A fórmula, ou seja, os elementos necessários para que aconteça a aprendizagem: é o corpo, a alma e os estímulos.
O trabalho do psicopedagogo começa quando a deficiência no indivíduo é a falta de estímulo. O estímulo é necessário para o indivíduo não retroceder.
Para compreender o motivo do problema de aprendizagem é preciso interagir com diversos fatores através da investigação com a família, escola e o meio.
 A família é um eixo importante para conhecer melhor esse indivíduo, pois ela tem um papel muito importante na vida dele; é a primeira instituição social com a qual a criança tem contato.

Por isso, o Psicopedagogo precisa conquistar a confiança da família para se inteirar das informações pertinentes; torna-se necessário saber tudo referente ao “cliente”. Isso é possível ao proceder a anamnese, ou seja, trazer a lembrança à história de vida da criança, como foi o desenvolvimento quanto ao aspecto psicológico, físico, emocional, social, motor e cognitivo.
CONTINUA...
ATÉ!

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