quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Como ajudar os filhos a estudar? Parte 5

 

OS PAIS PODEM COLABORAR MAIS AINDA COM O DESENVOLVIMENTO DE UMA BOA CONCENTRAÇÃO DO SEU FILHO

·   Assistir a filmes e desenhos animados ao lado do filho.
· Brincar de jogo da memória dentro da faixa etária da criança.
· Desenhar; ensinar-lhes jogos de tabuleiro como dama e xadrez.
· Quebra-cabeças e jogos de montar são formas de incentivar a concentração da faixa etária da criança.
·Procure sempre conversar olhando nos olhos do seu filho, prestando atenção nas coisas que ele fala. Esta é uma forma dele descobrir o quanto é importante e gostoso dar e receber atenção. É bom lembrar que as crianças que não recebem cuidados adequados tendem a ser mais agitadas como forma de chamar a atenção dos pais.
· A família deve ficar atenta aos momentos de concentração e estimulá-los.
· Evite interromper uma leitura chamando-o para sair.
· Não mude o canal da televisão quando o filho estiver concentrado assistindo a seu desenho predileto.
· Não faça barulho no momento das tarefas escolares, nem deixe ligados rádios e televisores, ajude-o a montar um quebra-cabeça, caso esteja com dificuldade.
· Os games e internet não precisam ser abolidos da vida do filho, pois fazem parte dos artefatos de nossa cultura. O que é necessário é utilizá-los com moderação.
Dessa forma a criança irá se tornando tranquila, percebendo que é respeitada nas coisas que faz e que seus pais estão sempre dispostos a ajudá-la quando precisam.

 Fonte: http://www.brasilescola.com/educacao/melhorando-concentracao.htm

Como ajudar os filhos a estudar? Parte 4



MAIS ALGUMAS DICAS DE JOGOS PARA A FAMÍLIA TREINAR A CONCENTRAÇÃO

·         Jogo das categorias: com frutos, objetos, nomes, cidades, o que se lembrar, um elemento começa por dizer uma palavra, o elemento seguinte tem de dizer essa palavra e acrescentar outra, o seguinte tem de dizer essas duas pela ordem em que surgiu e acrescentar outra e assim sucessivamente. Ganha quem conseguir dizer mais sem se enganar na ordem e sem esquecer nenhuma palavra. Não só treina a concentração, como a memória.
·         Jogo das sequências numéricas: o pai, a mãe, a avó, o avô, a tia ou o tio escreve numa folha algumas sequências de números (1 a 9) crescentes (começam com uma sequência de dois números, depois de três, depois de quatro…). A criança ou jovem deve repetir a sequência após a mesma ter sido dita por quem está a fazer o treino com ele. Quando se engana em alguma, tem três vezes para tentar dizer bem. Se não conseguir após três tentativas, nesse dia ou momento o jogo termina e é retomado após algumas horas ou no dia seguinte, começando na sequência onde ficou.
·         Jogo do STOP: quem estiver fazer o jogo com a criança ou jovem começa por dizer para pensar num sinal de STOP e apenas num sinal de STOP. Quando a criança/jovem conseguir invadir o pensamento apenas com um sinal de STOP, o adulto diz-lhe diversos objetos para a criança/jovem substituir no pensamento pelo sinal de STOP. A criança/jovem vai dizendo cada vez que consegue estar só a pensar no objeto que lhe foi referido. Este jogo treina a flexibilidade do pensamento e a possibilidade de controlar o mesmo.
·          Jogo das Histórias: o adulto conta uma história à criança/jovem e no final pode fazer perguntas sobre pormenores da história. Por exemplo, ” - De que cor era o vestido da menina da história?”; ” – O que comeram no primeiro jantar?” ” – Como se chamava a personagem principal?” A ideia é criar uma história com muitos pormenores para que a criança/jovem treine estar muito atento bem como a capacidade de memorização.
Estes são apenas alguns exemplos. A criatividade pode levar-vos a criarem os vossos próprios jogos com os vossos filhos! São jogos fáceis de fazer em qualquer lugar. Não só estão a treinar a concentração e a capacidade de memorização, dos seus filhos e as suas também, como são excelentes formas de promoverem o bem-estar familiar e aprofundarem os laços com os vossos filhos.
Fonte:

http://oficinadepsicologia.com/treino-de-concentracao-e-memoria

Como ajudar os filhos a estudar? Parte 3



MAIS DICAS


ANTES DAS PROVAS
DURANTE A SEMANA DE PROVAS

DEPOIS DAS PROVAS


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/prova-679844.shtml